Você está visualizando atualmente Sucesso na produção de leite está na nutrição

Sucesso na produção de leite está na nutrição

O manejo nutricional do gado de leite é considerado um fator estratégico e está diretamente relacionado com a produtividade do animal. Portanto, para obter lucros com sua criação de gado leiteiro e sucesso na produção de leite é preciso investir em uma boa nutrição. 

Ela é a principal ferramenta para que os produtores possam alterar a composição do leite. Além disso, as mudanças na composição do produto obtidas com o manejo nutricional, geralmente são efetivas e rápidas.

Manejo nutricional e lucratividade

Mas e na prática, como conseguir conciliar o manejo nutricional com a lucratividade na pecuária leiteira? Pode-se afirmar que, para realização de um bom trabalho, alguns conceitos devem ser bem claros e definidos, sobretudo, deve-se levar em conta que as necessidades nutricionais dos animais variam de acordo com seu estágio. Por exemplo, os bezerros têm um manejo nutricional diferente das vacas em lactação.

Mas para ter sucesso na produção de leite é preciso ter em mente que um bom manejo nutricional otimiza a produção de leite e aumenta a eficiência reprodutiva. E mais, ele ainda minimiza a perda de peso dos animais. No entanto, manejar vacas leiteiras não é uma tarefa fácil. Sendo assim, o caminho mais eficiente é entender as particularidades de cada fase do ciclo lactacional e superar os desafios de cada um.

É importante que as dietas do gado leiteiro sejam realizadas sob critérios altamente especializados e com a colaboração de um profissional capacitado. Pois, a falta ou excesso de determinados nutrientes pode comprometer todo o seu investimento.

Em geral, o manejo nutricional do gado leiteiro é dividido nas seguintes fases:

✅ Início de lactação; 

✅ Pico de consumo de alimento; 

✅ Metade e final da lactação;

✅ Período seco;

✅ Transição e período pré-parto.

✅ Não podemos deixar de destacar, a importância de uma boa e correta suplementação, visto que por muitas vezes ela é negligenciada pelos produtores.

Precisando de ajuda na gestão da sua produção de leite? Conte com nossos especialistas. Clique aqui e faça um contato com nossa equipe. Será um prazer coleborar com o sucesso da sua atividade no agronegócio. 

Deixe um comentário